Steel Frame
SISTEMA STEEL FRAME
CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
O Sistema CES, Construção Energitérmica Sustentável, compreende os sistemas construtivos Wood Frame e Steel Frame.
A principal característica desse sistema é o uso de uma estrutura de perfis leves de aço estrutural (Steel Frame) ou de madeira (Wood Frame), contra ventadas com placas estruturais, que unidas funcionam em conjunto, dando rigidez, forma e sustentação à edificação.
CARACTERÍSTICAS / VANTAGENS
Sustentável
Devido ao uso de materiais ecológicos, como o OSB, melhor eficiência energética do sistema, ótimo desempenho térmico e acústico, redução do desperdício de materiais, menor geração de resíduos (menos de 1%), redução de consumo de água e baixa emissão de CO2.
Energitérmica
Ótimo desempenho térmico, economia de energia durante o processo construtivo e durante a ocupação do imóvel.
Menor custo
Pelo menor prazo de execução, racionalização da mão-de-obra e de materiais, maior produtividade, fidelidade ao orçamento, menor custo de fundação por ser uma construção leve e redução dos custos indiretos.
Prazo de execução
Menor, podendo chegar em até 60% no tempo da obra em comparação aos sistemas convencionais. A execução da obra é rápida. O LSF é um processo construtivo linear, onde as etapas da obra andam juntas.
Desempenho
O acabamento termo acústico é feito com um material especial, garantindo um ótimo conforto térmico-acústico dos ambientes, conforme Norma NBR 15575 (Desempenho de Edificações Habitacionais) – Edifícios habitacionais de até 5 pavimentos-Desempenho.
Orçamento
Por ser um sistema industrializado, o orçamento previsto é sempre igual ao realizado na obra.
Canteiro de obras
Por ser uma construção industrializada, materiais padronizados e menor geração de resíduos, conseguimos manter um canteiro limpo, organizado e em melhores condições de segurança aos clientes e colaboradores.
Resistência
É um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado estrutural formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação e resistindo a ventos de até 300 km/h.
Retorno do investimento
Retorno do capital investido mais rápido, em função da maior velocidade na execução e ocupação antecipada do imóvel.
Racionalização de materiais e mão-de-obra
O sistema Steel Framing é composto por materiais industrializados, o que permite precisão orçamentária, executiva e padronização dos materiais. Uma construção convencional tem em média 25% de descarte. Isso significa que ¼ do que foi investido na obra foi parar literalmente no lixo.
Fundação
O uso de água em uma construção LSF é praticamente zero, usado apenas na fundação. O sistema utiliza 90% menos água que uma construção convencional. Por ser uma estrutura leve, poderá ser executado uma fundação mais rasa;
Versatilidade
É um sistema construtivo flexível e compatível com qualquer tipo de projeto arquitetônico, permitindo a utilização de diversos materiais, acabamentos e coberturas. Indicada para edificações comerciais ou residenciais de até 5 pavimentos.
Garantia e Durabilidade
Por ser um sistema industrializado e com produtos de alta tecnologia, o sistema oferece alta resistência, durabilidade e precisão milimétrica.
Manutenção
O revestimento em placas, torna o sistema de fácil manutenção e acesso as instalações, além da redução de custos de manutenção em 1/3 quando comparado ao sistema convencional, devido à garantia e durabilidade dos materiais empregados.
Maior área útil
As estruturas são mais esbeltas, ampliando o espaço interno em até 4% da área útil da edificação.
Meio ambiente
Redução do consumo de energia durante a fase de construção e equipamentos de ar condicionado durante a ocupação, devido seu ótimo desempenho térmico.
QUANDO UTILIZAR
O Light Steel Frame é indicado para diversos tipos de obra, como: residências, telhados, escritórios, hospitais, aeroportos, bancos, stand de vendas, galpões de pequeno porte, fechamentos de galpões industriais, escolas, creches, canteiro de obras e edifícios de até 4 pavimentos, etc.
Dependendo do porte da obra, pode se utilizar um mix de sistemas, utilizando aço pesado e concreto armado.
REFERÊNCIAS NORMATIVAS
Os materiais utilizados no sistema Steel Frame, segue os padrões e conformidades normativas abaixo.
-
ABNT NBR 6355 – Perfis Estruturais de Aço Formados a Frio – Padronização
-
ABNT NBR 14715 – Chapas de Gesso Acartonado – Requisitos
-
ABNT NBR 14717 – Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas
-
ABNT NBR 14762 - Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio – Procedimento
-
ABNT NBR 15217 – Perfis de Aço para Sistemas de Gesso Acartonado – Requisitos
-
ABNT NBR 15253 – Perfis de Aço Formados a Frio, com Revestimento Metálico, para Painéis Reticulados em Edificações - Requisitos Gerais
-
ABNT NBR 15498 – Placa Plana Cimentícia sem Amianto – Requisitos e Métodos de Ensaio
-
ABNT NBR 15.575; 2013 - Edificações Habitacionais - Desempenho
-
Diretriz SINAT Nº 003: Sistemas Construtivos em Perfis Leves de Aço Conformados a Frio, com Fechamento em Chapas Delgadas (sistema leves tipo Light Steel Frame).
OBRAS