Etapas da Obra

1. FUNDAÇÃO

O Sistema Steel Frame pode ser apoiado em qualquer tipo de fundação. Devido a sua estrutura leve e a distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais comuns de fundação são:

  • Radier:

Fundação rasa constituída por uma laje que absorve todas as cargas e as distribui uniformemente sobre o solo.

  • Sapata Corrida:

Fundação rasa constituída por vigas que absorvem as cargas das paredes e as distribui linearmente sobre o solo.

No caso do uso de sapatas corridas ou em terrenos acidentados, poderá existir a necessidade do uso de uma laje de piso para apoiar as estruturas do Steel Frame.

As lajes de piso têm como função formar uma superfície estável e rígida sobre a qual se constroem as edificações.

 

2. PAREDES

Neste sistema, as paredes também são chamadas de painéis estruturais.

Por tratar-se de um sistema com cargas distribuídas, estes painéis constituem todas as paredes da construção as quais têm a função de receber e transmitir as cargas até a fundação.

A estrutura é composta por perfi­s metálicos estruturais, que em conjunto com placas estruturais (OSB), constituem um diafragma rígido, permitindo a edificação suportar todas as cargas as quais estará sujeita, inclusive cargas de vento.

É um sistema construtivo permite facilmente incorporar no interior dos painéis tanto as instalações elétricas e hidráulicas quanto os sistemas térmicos e acústicos, que se façam necessários.

Sua concepção permite um maior conforto térmico com menores espessuras de paredes quando comparado a outros sistemas construtivos, ganhando assim, uma maior área interna de cada cômodo da edificação

 

3. PAREDES - 2° PAVIMENTO

  • Estrutura

As lajes de piso são estruturadas vigas corridas (montantes) ou treliças montadas, que posteriormente são travadas com bloqueadores metálicos e entrelaçadas por fitas metálicas tencionadas.

  • Revestimento

Para seu revestimento, são adotadas duas práticas habituais, as lajes secas, compostas por painéis de mezanino (composto de placa cimentícia e madeira) ou lajes mistas que são compostas por placas estruturais OSB Home M&F 18,3mm e sobrepostas de membrana impermeabilizante e uma camada de aproximadamente 50 mm de contra piso armado (cimento, areia e malha para combater fissuras e retração). Após estas etapas, todas as instalações e acabamentos ficam liberados para execução.

Este sistema construtivo permite que na parte inferior do piso (entrepiso), sejam alocadas todas as instalações elétricas, hidro sanitárias, entre outras que se façam necessárias, bem como as isolações térmicas e acústicas, o que garante um maior conforto entre os ambientes.

 

4. TELHADOS

 

A principal função do telhado é proteger a edifi­cação e seus habitantes de intempéries, além de desempenhar uma função estética.

 

O telhado é composto por:

1- ESTRUTURA: Composta de vigas e placas estruturais que suportam seu peso próprio, o peso da cobertura e a estrutura do forro interno, além de cargas de vento e chuva. A estrutura de telhado pode ser de madeira ou de aço dependendo do projeto.

2- COBERTURA: Trata-se da parte externa do telhado, a que deve ser impermeável e resistente à ação de intempéries. Podem ser especificadas telhas cerâmicas, metálicas, termoacústica (em casos de telhados embutidos), de fibrocimento, de concreto ou asfálticas (Shingle).

 

5. INSTALAÇÕES

  • INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS

O sistema elétrico e hidráulico utilizado no sistema é idêntico ao de uma construção convencional, apresentando muitas vantagens, entre elas, a praticidade e a agilidade na instalação.

As instalações devem ser feitas antes do fechamento das paredes, evitando o tradicional retrabalho posteriormente.

Por se tratar de um sistema industrializado, ele permite um planejamento prévio que possibilita já deixar preparadas todas as furações necessárias para a passagem de condutores e tubulações.

Outra vantagem do sistema é a facilidade de manutenção após término da obra. Por sua concepção, é possível efetuar uma manutenção rápida além de possibilitar a redução de gastos com a reposição de revestimentos.

 

6. FORROS

A aplicação de forros nestas construções pode ser feita da mesma forma que no sistema tradicional. É possível aplicar diversos materiais como gesso, madeira, PVC ou outros.

Os forros podem ter projetos variados com diferentes níveis, vigas visíveis, forros falsos, inclinados ou planos.

O espaçamento da estrutura para sustentação do forro deve seguir a orientação do fabricante.

Nos forros de gesso acartonado os parafusos perimetrais devem ser aplicados a cada 15 cm e a 1 cm da borda enquanto os intermediários a cada 30 cm.

É importante verificar o paralelismo das ranhuras longitudinais para uma perfeita instalação.

 

7. ISOLANTE TÉRMICOS E ACÚSTICOS

O Sistema Construtivo possibilita o uso de uma gama variada de produtos que têm funções especificas na construção.

Eles podem ser: isolantes térmicos, isolantes acústicos, barreiras de radiação solar e barreiras de umidade. Estas isolações podem ser instaladas em paredes externas e internas, forros e telhados de acordo a necessidade do projeto.
 

Isolantes térmicos e acústicos:

As isolações térmicas e acústicas possibilitam um melhor conforto dentro dos ambientes.

Por suas características:

  • Evitam a perda ou ganho de calor dentro de uma construção.

  • Diminuem a transmissão de som de um ambiente para o outro ou do exterior para o interior.

Estas podem ser de: lã de vidro, lã de rocha, fibras de poliéster, poliestireno expandido ou poliuretano.

 

Barreiras de radiação solar:

Esta barreira reduz a radiação solar que passa pelo telhado, diminuindo a temperatura e otimizando o uso de isolamentos térmicos.

Barreiras de umidade:

Estas funcionam com uma barreira que isola as paredes da ação da água e permite a saída de umidade do interior da casa com o meio. Isto evita a condensação de umidade, o que poderia resultar no surgimento de bolor, mofo ou fungos no seu interior.

 

8. ESQUADRIAS

A instalação de portas e janelas em construção nesse sistema, podem ser executadas da mesma maneira que no tradicional, sem uso de mão-de-obra ou produtos especiais.

As esquadrias são ­fixadas diretamente na estrutura da casa, dispensando a utilização do contramarco, resultando em maior economia e rapidez na instalação.

Por tratar-se de um sistema construtivo industrializado, as esquadrarias podem ser instaladas na fábrica ou no canteiro de obras, o que agiliza a construção. Também é possível a compra das esquadrias sem a retirada de medidas no local.

As esquadrias podem ser de vidro temperado, madeira maciça, alumínio ou PVC.

 

9. PISOS

Os revestimentos consistem nos materiais aplicados nas paredes e pisos tanto exteriores quanto interiores de uma construção.

Com eles, é possível obter uma diversidade estética criando estilos e conceitos arquitetônicos.
 

Pisos

Podem ser utilizados diversos tipos de pisos como:

  • Parquet / madeira maciça

  • Laminados de madeira

  • Carpetes e vinílicos

  • Cerâmicos e porcelanatos

  • Granitos e mármores

  • Paredes

O sistema permite a utilização dos mesmos revestimentos do sistema tradicional como:

  • Tijolinho aparente

  • Revestimentos argamassados

  • Cerâmicos e porcelanatos

  • Sidings vinílicos, cimentícios ou de madeira

  • Painéis de madeira

  • Pintura em geral